quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O AMOR É MAIS SEVERO QUE A JUSTIÇA

Adolf Harnack, em Ensaios sobre o Evangelho Social (1907)


"A justiça admite exceções; o amor não admite exceção alguma." [LEIA +]

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

OS INIMIGOS DO ESPÍRITO

Por: Alysson Amorim (Retirado do site www.baciadasalmas.com)

"A interpretação rígida e literal é a espada com a qual os fundamentalistas profanam as Escrituras, a espada com que matam o Espírito, mantendo intacta a letra, esta carcaça salpicada de pólvora. Neste ponto, metade do demoníaco serviço alcançou êxito; resta agora tomar a letra das Profanadas Escrituras e fazer sangrar todo indício de vida e liberdade, estendendo os domínios do Reino da Lei."

[LEIA +]

sábado, 12 de janeiro de 2008

UM SER HUMANO MELHOR

Por: Carlos Bregantim

"Jose Comblain encerrou seu sermão no THEOLOGANDO INTERNACIONAL realizado em São Paulo ( Outubro/2007 ), com uma pergunta que, segundo ele, a missão da igreja hoje, isto é, a igreja precisa decidir se ela deseja expandir a instituição religiosa ou se parecer com Cristo. Quer dizer, para de fato realizar sua missão na terra, primeiro ela, a igreja, tem que responder esta pergunta, EXPANDIR A INSTITUIÇÃO RELIGIOSA OU SE PARECER COM CRISTO? Pelo que temos visto, tanto a Igreja católica, quando a chamada igreja protestante e todas as suas derivações, todas, sem exceção, já decidiram, isto é, EXPANDIR A INSTITUIÇÃO RELIGIOSA é a missão da "Igreja Institucional", insisto, sejam quais forem as vertentes desta igreja."

[LEIA +]

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

A FÉ E O AMOR NOS SALVAM DAS ILUSÕES MENTAIS



Por: Caio Fábio (www.caiofabio.com)

"No filme “Uma Mente Brilhante” (“A Beatiful Mind”) sobre a vida do Matemático Americano John Forbes Nash, Russell Crowe interpreta o papel de um homem acometido por esquizofrenia, e que apenas sobreviveu em condições mínimas de trabalho e produtividade em razão de ter confiado no amor de sua mulher Alcia Nash."

[LEIA +]

PIRÂMIDE E ESFINGES FEITAS DE TEMPO, ESPAÇO E HISTÓRIA



Por: Caio Fábio (www.caiofabio.com)

"E se todos os personagens que edificaram e visitaram essas duas obras da Civilização Humana (Pirâmide de Quéops e a Esfinge) aparecessem em superposição atrás de mim e da Adriana [considerando que nós dois tivéssemos sido os últimos humanos que ali tivessem estado] — quem e quais figuras surgiriam atrás de nós contemplando e ou edificando as obras ali feitas há milênios?"

[LEIA +]

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

"A MORTE DA MORALIDADE"

Por: Adolf Harnack, em Ensaios sobre o Evangelho Social (1907)
Retirado do Site: www.baciadasalmas.com

"A moralidade dos fariseus ainda prospera entre nós. Dentre os líderes intelectuais do nosso povo muitos sentem-se horrorizados diante da noção de que uma pessoa é capaz de fazer o que é bom apenas se sua vontade estiver direcionada à busca da verdade da forma como ela mesmo a percebe. Afirmam que, ao contrário, carecemos de mandamentos “objetivos” que nos digam exatamente o que fazer.

Se com isso eles quisessem dizer que coisas como lei, tradição e autoridade pessoal são em geral necessárias, estariam certos. A verdadeira opinião desses líderes do nosso povo, no entanto, é que obedecer a essas autoridades é em si mesmo fazer o que é bom e – pior ainda – que chegamos ao conhecimento do que é bom deduzindo-o a partir das leis impressas sobre nós pela natureza e pela história. Agindo assim esses guias cegos de cegos declaram não ter olhos para verem eles mesmos o que é bom, embora estejam cheios de honesto zelo, de uma natureza não muito diversa do zelo os fariseus, seus protótipos."

[LEIA +]

"AS COSMOVISÕES BÍBLICAS"

Por: Ricardo Gondim (www.ricardogondim.com.br)

"A Bíblia hebraica (também chamada de Antigo Testamento) mostra diferentes cosmovisões que não são complementares, mas bem distintas.

Na Torá (Pentateuco, ou Livros da Lei) o mundo é descrito como regido por uma Lei que organiza a vida com muita especificidade. O cumprimento da lei estabelece uma nítida relação de causa e efeito na interação dos homens com a natureza - quem segue os caminhos do Senhor tem uma colheita mais abundante, o gado não perde crias e os gafanhotos não destróem nada. Em suma: quando se obedecem aos mandamentos, bênçãos são derramadas e a desobediência traz maldição. Na Torá, quando se atinge o alvo da lei, as relações humanas são felizes; quando se constata submissão aos preceitos divinos, o caminho para Deus fica desobstruído. Males e sofrimentos; prosperidade e felicidade; ataques e livramentos dependem diretamente da preservação da Lei."

[LEIA +]

sábado, 5 de janeiro de 2008

Será 2008 um "Ano Abençoado"?

Escrito por: Robinson Cavalcanti

"Quem precisa apenas sobreviver, ter o pão de cada dia, não tem condições de vôos maiores no Reino, apesar da propaganda enganosa de Igrejas neo/pós/iso/pseudo-pentecostais e as suas promessas de prosperidade em troca do dinheiro escasso que se deve doar ao gazofilácio, que, de certo, garante as bênçãos para os seus pastores."
[LEIA +]

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

"A VERDADE, A CRENÇA E A FÉ"

Escrito por: Ed René Kivitz (www.ibab.com.br)

"Jacques Ellul fez a distinção entre fé e crença. Crença é a afirmação racional que descreve a realidade, a decodificação em palavras a respeito do mundo que nos cerca, o conjunto de doutrinas que adotamos para organizar a realidade e nos situarmos nela, isto é, a maneira como enxergamos o mundo e a vida e como devemos nos comportar de modo a que nossa existência tenha sentido: significado e direção. Existem crenças filosóficas, ideológicas, científicas e, principalmente, religiosas. A crença diz respeito ao que acreditamos: que o homem é a medida de todas as coisas, que o capitalismo é o melhor modelo econômico, que a terra gira ao redor do sol, que Jesus Cristo é Deus, por exemplo."

Continue Lendo...

II Encontro de Mentores das Estações do Caminho da Graça